Avaliação do EC Toledo e São Paulo: desfile de talentos do futebol regional


A primeira avaliação de atletas realizada pelo Esporte Clube Toledo atingiu pleno êxito. Realizada no sábado (15), no campo do Jardim Gisella, a peneira em parceria com o São Paulo Futebol Clube movimentou um grande número de pessoas.
Na soma, pelo menos 1.500 pessoas, entre atletas, dirigentes, pais e aficionados do futebol, viram um desfile em campo de crianças e adolescentes demonstrando as suas habilidades com a bola, em busca da oportunidade de ingresso nas categorias de base dos clubes.

Credibilidade
O sucesso da avaliação tem tudo a ver com a credibilidade de quem está à frente das instituições que a organizaram. Pelo Esporte Clube Toledo, a figura do treinador de futebol mais vitorioso da história do futebol do Oeste do Paraná, o atual coordenador Técnico Agenor Piccinin.
O São Paulo Futebol Clube foi representado por José Manoel Ricardo, o Picolé, ex-centroavante de clubes dos quilates do Palmeiras, Athletico e Puebla do México, entre outros. “O São Paulo preza muito pelos valores de ética e credibilidade, pois não se pode brincar com o sonho dessa garotada”, afirmou. “É por isso que viemos aqui, porque conheço a região e sei da seriedade das pessoas que estão à frente do Esporte Clube Toledo e desta avaliação. Sabemos o que eles pensam para o futuro da garotada daqui. E que desta parceria quem sabe possamos levar talentos para a base do São Paulo”.
A coordenação geral foi do professor Milton Barbosa, que possui uma história de mais de quatro décadas de sucesso na prospecção e lapidação de talentos para o futebol. Com ele, tiveram o ponto de partida em suas vitoriosas carreiras ex-atletas como o Beletti, Jeferson e Preto Casagrande, entre outros.
Agenor Piccinin assegurou que “só temos a agradecer a todos que colaboraram com o evento, a começar pelos meios de comunicação que são o elo entre o clube e a comunidade regional, e também aos pais e responsáveis que nos confiaram os seus bens mais preciosos, os seus filhos, mas em particular aos 510 atletas de todas as categorias que correram atrás de seus sonhos”.
De acordo com Agenor, vários atletas com potencial foram selecionados. “Aguardamos o São Paulo dar uma posição sobre a possibilidade de atletas locais serem conduzidos para um período de avaliação mais clínica no CT da base do clube, em Cotia-SP. Ao mesmo tempo, iremos definir a incorporação de vários atletas ao trabalho que o Esporte Clube Toledo já realiza em suas categorias de base”, disse.
Os alimentos recolhidos como inscrição, em número significativo, foram repassados à Secretaria de Assistência Social do Município de Toledo.